BLOG DE ESQUERDA

POLÍTICA, CULTURA, IDEIAS, OPINIÕES, MANIFESTOS E ETC. (envie os seus contributos, dúvidas e sugestões para o blog_de_esquerda@hotmail.com)Este blog é mantido por José Mário Silva e Manuel Deniz Silva.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?
25.11.03
 



FINAL (OU APENAS O PRINCÍPIO DE OUTRA COISA). É hoje. É agora. Após quase 11 meses, decidimos mudar. Mudar de endereço. Mudar de template. Mudar de equipa. Ou melhor, quisemos criar uma verdadeira equipa. Em vez dos manos Silva, com as suas idiossincrasias e obsessões, teremos sete bloggers no activo: os sócios fundadores do BdE (salvo seja), mais os distintos companheiros que dão pelo nome de Francisco Frazão, Frederico Ágoas, Margarida Ferra, Marta Lança e tchernignobyl. Alguns já são conhecidos dos nossos leitores, outros ficarão rapidamente a ser.
E agora o link mais importante que alguma vez fizemos:

http://bde.weblog.com.pt

É este o novo endereço do Blog de Esquerda. Melhor dizendo: do BdE - Blogue de Esquerda (II). A todos os leitores e amigos, pedimos desde já a substituição do endereço nos Favorites e nos linques dos blogues.
A "ordem natural das coisas" determina que a segunda versão do BdE deve ser melhor do que a primeira. Nós, laboriosamente como os «Raboteurs de parquet» de Gustave Caillebotte (esses operários que afagam o chão num dos mais belos quadros da ala impressionista do Musée d' Orsay), tudo faremos para não desiludir os nossos leitores.
Prometemos sobretudo trabalho. Suor, dedicação, tempo. Que a sorte também nos traga algum engenho, alguma arte.
Até já.

PS: Por tudo o que de bom nos trouxe este blogue e o convívio na blogosfera, milhares de pequenas coisas que seria fastidioso enunciar, o nosso infinito obrigado.

24.11.03
 
AMANHÃ. A data é um bocado sinistra: 25 de Novembro. Mas algum dia tinha que ser. Se não surgirem dificuldades de última hora, amanhã recomeça, noutro lugar, a vida deste blogue.

 
INTELECTUAIS. Pergunta Eduardo Prado Coelho, na sua crónica de hoje: «Precisamos ainda de intelectuais? Claro, a resposta é sim. Mas como funcionam eles em tempo de blogues?» Elementar, meu caro EPC: em tempo de blogues, os intelectuais criam um. De que é que está à espera?

 
SOBRE A SOLIDARIEDADE QUE POR VEZES FALTA À ESQUERDA. «PCP contra petição para despenalização do aborto». Não é preciso dizer mais nada, pois não?

 
O ESTÁDIO VAZIO. No Algarve, inaugurou-se mais um estádio do Euro-2004, orçado em 35 milhões de euros. Mas, muito à portuguesa, nem sequer um joguito entre equipas amadoras se arranjou para a estreia. Ou seja: no estádio novinho em folha, todo giraço e práfrentex, não houve equipas a correr nem golos (embora tenha havido muita política, do subgénero corta-fitas). Ali, preto no branco, diante do friso engravatado dos ministros e autarcas, estava uma antecipação do que acontecerá ao elefante branco do Vale da Venda, logo após o Europeu: terá futebol a menos e bancadas a mais.

 
GEÓRGIA ON MY MIND. Gosto de revoluções sem sangue: bandeiras ao alto, multidões na rua, flores oferecidas aos soldados. Mas não gosto de as ver associadas ao veludo, esse tecido burguês. Uma revolução a sério tem asperezas, passos em falso, contradições, arestas. Uma revolução digna desse nome não pode ser de veludo; quando muito, que seja de serapilheira ou pano-cru.



Site Meter