BLOG DE ESQUERDA

POLÍTICA, CULTURA, IDEIAS, OPINIÕES, MANIFESTOS E ETC. (envie os seus contributos, dúvidas e sugestões para o blog_de_esquerda@hotmail.com)Este blog é mantido por José Mário Silva e Manuel Deniz Silva.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?
4.1.03
 
A NEVE. Subitamente, sobre os telhados de Paris, ela começou a cair. Em flocos brancos, de uma perfeição irreal, flocos enormes dançando no vento, capazes de transformar árvores negras em vagos fantasmas, mas também de evocar aos poucos, nos grandes jardins e parques (Luxemburgo, Bois de Vincennes), a harmonia delicada de certas fotografias de André Kertész - a preto e branco, anos 50.
Foi hoje, assim de repente, como repentinos são todos os fenómenos espantosos. E com a neve desceu às ruas uma espécie rara de alegria. A alegria sem pudor nem limites. Alegria da mais remota infância.


 
ALELUIA! Com quatro dias de atraso, chegou a hora de lançar foguetes e abrir garrafas de champanhe. É que, após um tormentoso período de pré-parto, o Blog de Esquerda viu finalmente a luz. Foram precisos fórceps, ponderou-se uma cesariana, mas o importante é que ele está aqui, agora, nos meus braços (bilu, bilu, bilu), e devo confessar que estou babado, como todos os pais. Digam o que disserem, para mim ele é perfeitinho. Oiçam bem: já fala e tudo.

3.1.03
 
BILL GATES IS WATCHING US. Desculpem lá, mas isto só pode ser uma conspiração. Desde o dia 1 de Janeiro que pretendemos colocar on-line este novo Blog e... nada. De cada vez que tentamos «publicar» os vários posts já escritos (ainda em «modo experimental») a resposta é a mesma: «Oops, your blog was not quite ready to be published». Ainda não estava preparado? O que raio quer isto dizer? Todos os outros blogs funcionam às mil maravilhas mas o nosso não está «ready»? O que é preciso fazer para ficar «ready»? Prometer que não vamos condenar a guerra no Iraque? Tirar do nosso querido nome a incómoda palavra Esquerda? É isso? Depois de uma globalização viciada, só faltava uma blogalização que, prometendo dar voz a toda a gente, cala uns e não cala outros...




2.1.03
 
JÁ VAI SENDO TEMPO, CARAMBA. Hey, vocês aí, senhores do Blogger, cu-cu, "here we are". E se não vos desse muito trabalho, gostávamos de começar a existir. Façam lá o que têm a fazer. Rápido, please.


1.1.03
 
DÚVIDA. Isto afinal fica on-line ou não?

 
1+1. O impulsionador deste blog, José Mário Silva, é jornalista, além de poeta e observador fascinado pela beleza e diversidade do mundo. Para esta aventura intelectual, convidou o seu irmão como primeiro cúmplice. Tenho a certeza que outros (muitos?) a ela se irão juntar.

 
O PRIMEIRO DIA. Hoje, 1 de Janeiro de 2003, nasce um novo espaço de pensamento e opinião - sobre política e cultura, mas não só - no ciberespaço português. Como é evidente, não pretendemos inventar a pólvora. Desejamos apenas aproveitar esta admirável ferramenta que a Internet nos oferece para chegarmos ao maior número de amigos e cúmplices, tanto no campo da discussão de ideias políticas como na partilha de entusiasmos (ou repugnâncias) intelectuais. Sobretudo, queremos dizer de nossa justiça, num momento histórico em que as direitas vão ganhando um peso cada vez maior, não apenas nos aparelhos do poder político e na esfera económico-financeira, mas também no plano da influência mediática e do combate ideológico.
Com uma guerra à porta e os efeitos securitários do 11 de Setembro a fazerem-se sentir cada vez mais, é imperioso separar as águas. É preciso apontar o dedo, desmascarar as mecânicas de um capitalismo que se alimenta das suas fraquezas e denunciar - sempre, sempre, sempre - as injustiças que os outros calam ou ignoram. Uma esquerda que não seja capaz de remar contra a fortíssima maré conservadora e neo-liberal, é uma esquerda que não vale a pena e que está condenada, a médio prazo, a desaparecer. Ou, o que é pior, a tornar-se um ornamento folclórico.
Aqui, no Blog de Esquerda, estamos disponíveis para todos os debates, todos os diálogos, todos os recomeços. Com uma certeza: ser de esquerda, a sério, é hoje mais importante do que nunca. E nós não vamos faltar à chamada.

PS: Durante as duas primeiras semanas, este blog funcionará em circuito fechado. Vamos aprender a trabalhar com isto, estabelecer hábitos e rotinas, procurar um ritmo certo. Só depois, quando a máquina estiver afinada, começaremos a divulgação deste espaço e faremos os convites a eventuais colaboradores. Nós gostávamos muito que o Blog de Esquerda se transformasse num forum aberto a todos os que se sentem à esquerda das esquerdas convencionais. Gostávamos que fosse um lugar de encontros e partilhas, aprendizagens e discordâncias, polémicas e barricadas.
Nós estaremos cá, para o que der e vier. Quem quiser aderir à causa, com "posts" ou sugestões, pode contactar-nos nos seguintes e-mails:
José Mário Silva - josemariosilva@hotmail.com; josemariosilva@netcabo.pt
Manuel Deniz - manuel.silva@noos.fr





Site Meter